24/07/2023 às 09h13min - Atualizada em 24/07/2023 às 09h13min
Aumenta para 67 os focos de gripe aviária no Brasil
Até o momento, as aves comerciais estão livres da doença
- Da Redação, com CarneTec
(Foto:divulgação) O Brasil registrou um aumento no número de focos de influenza aviária de alta patogenicidade, chegando a 67 casos no total, de acordo com dados atualizados pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) na sexta-feira (21).
Dentre esses focos, 65 foram identificados em aves silvestres e dois em aves de subsistência. No entanto, é importante ressaltar que, até o momento, o país continua livre de casos em aves comerciais, ou seja, no setor produtivo.
As autoridades seguem monitorando a situação de perto e realizando investigações para controle da doença. Atualmente, seis investigações com coletas de amostras estão em andamento, sendo uma delas em ave de subsistência no estado de Mato Grosso e cinco em aves silvestres, distribuídas nos estados do Espírito Santo, Bahia e Santa Catarina, onde as aves vivem livremente.
Desde o primeiro caso de gripe aviária confirmado em 15 de maio, o Brasil realizou 1.572 investigações em todo o país, sendo 344 delas com coleta de amostras para análise laboratorial.
O estado do Espírito Santo apresenta o maior número de focos, totalizando 28 em aves silvestres e um em ave de subsistência. Em seguida, estão os estados do Rio de Janeiro com 15 casos em aves silvestres, São Paulo com 9, Paraná com 7, Bahia com 4, e Santa Catarina e Rio Grande do Sul com um caso cada.
Medidas de biossegurança e controle sanitário são fundamentais para garantir a saúde do plantel avícola e preservar a avicultura brasileira.