21/07/2023 às 10h38min - Atualizada em 21/07/2023 às 10h38min

Mapa pede aos estados para declararem estado de emergência zoossanitária para conter a gripe aviária

Medida busca efetivar ações do governo federal e preservar a exportação de carne de frango para o Japão

- Da Redação, com CarneTec
(foto:divulgação)
Diante do registro dos primeiros focos da gripe aviária em aves migratórias neste ano, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), tomou uma importante medida para conter o avanço da doença no território nacional. Por meio de uma portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU) em 22 de maio, o Mapa declarou estado de emergência zoossanitária em todo o país. 

No entanto, para efetivar as ações de enfrentamento à doença, os estados também precisam adotar medidas semelhantes, mesmo nas localidades sem registro de focos da gripe aviária, a fim de evitar que um caso afete toda a nação.

Na última quinta-feira (20), o Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, se reuniu com governadores e representantes dos estados e do Distrito Federal, para orientar a declaração do estado de emergência zoossanitária em âmbito estadual. 

Essa medida possibilita a mobilização de recursos da União e a articulação com outros ministérios, órgãos governamentais e não governamentais, nas três esferas administrativas (federal, estadual e municipal). Contudo, para acessar e disponibilizar os recursos necessários, os estados e municípios devem adotar medidas similares, garantindo força de trabalho, logística e recursos materiais e tecnológicos para conter a gripe aviária.

A doença já causa impactos comerciais, mesmo sem a ocorrência de casos em aves de granjas comerciais destinadas ao consumo. O Japão, o segundo maior destino das exportações de carne de frango brasileira, suspendeu temporariamente as compras de produtos provenientes do Espírito Santo e Santa Catarina. Somente no primeiro semestre deste ano, o Brasil exportou 2,62 milhões de toneladas de carne de frango, das quais 219,8 mil toneladas, foram destinadas ao Japão, um aumento de 8,5% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Santa Catarina, o segundo maior exportador de frango do país, comercializou 545,5 mil toneladas para o mercado internacional no primeiro semestre. Após o embargo japonês, o estado deverá declarar o estado de emergência zoossanitária, conforme orientação do Mapa.

Na próxima semana, o Ministro Fávaro liderará uma missão oficial com a comitiva do Mapa na Ásia, onde as exportações de frango tiveram um crescimento significativo. Durante a visita, o Ministro se reunirá especialmente com representantes do governo japonês, para reafirmar as medidas de segurança sanitária adotadas na produção brasileira e tranquilizar os consumidores internacionais sobre a qualidade dos produtos.

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.