27/06/2023 às 13h50min - Atualizada em 27/06/2023 às 13h50min

Brasil tem 49 casos de gripe aviária confirmados em aves silvestres

Foram realizadas 1.416 investigações relacionadas à Síndrome Respiratória e Nervosa das Aves

- Da Redação, com CarneTec
(Foto: Divulgação)
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) informou que o número de casos confirmados de influenza aviária de alta patogenicidade em aves silvestres no Brasil aumentou para 49. Um novo caso foi identificado no Espírito Santo, na cidade de Vitória, em uma ave silvestre conhecida como carcará.

Até o momento, os 49 casos registrados em aves silvestres estão distribuídos nos seguintes estados: Espírito Santo (27 casos), Rio de Janeiro (13), São Paulo (3), Bahia (3), Paraná (2) e Rio Grande do Sul (1).

O Mapa aguarda os resultados de testes laboratoriais de outras oito amostras coletadas, conforme informações disponíveis no portal online público para acompanhamento dos casos.

Até o momento, nenhum caso de gripe aviária foi identificado em aves comerciais do setor produtivo, e o Brasil continua livre da doença de acordo com o status concedido pela Organização Mundial da Saúde Animal (OMSA).

No total, foram realizadas 1.416 investigações relacionadas à Síndrome Respiratória e Nervosa das Aves, que inclui as doenças-alvo influenza aviária e doença de Newcastle. Dentre essas investigações, 284 envolveram a coleta de amostras.

As amostras são coletadas para diagnóstico laboratorial em casos considerados prováveis de Síndrome Respiratória e Nervosa, de acordo com avaliação do Médico-Veterinário Oficial. Quando os resultados indicam a ausência de influenza aviária e doença de Newcastle, os casos são descartados e a investigação é encerrada.

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.