26/06/2023 às 14h02min - Atualizada em 26/06/2023 às 14h02min
Brasil registra novos casos de gripe aviária na Bahia e no Paraná
Nesta segunda-feira (16), o país soma 48 casos da doença em aves silvestres
- Da Redação, com Notícias Agrícolas
(Foto: Divulgação) O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) confirmou mais dois casos de gripe aviária de alta patogenicidade no Brasil neste domingo (25). O total de ocorrências foi elevado para 48, todas em aves silvestres. As informações foram divulgadas pela plataforma digital do ministério.
Os casos ocorreram nos munícipios de Pontal do Paraná, no Paraná e em Alcobaça, na Bahia, e ambos envolviam a ave Trinta-réis-real.
Após a confirmação do primeiro caso no Paraná, em Antonina, a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) intensificou as ações de vigilância em aves domésticas e silvestres em todo o estado, especialmente nas regiões relacionadas ao caso confirmado.
A Adapar ressalta que não há propriedades de produção comercial dentro de um raio de 10 quilômetros do foco em Antonina, e o litoral do Paraná não possui uma produção avícola comercial expressiva, estando distante de áreas com produção intensiva. Novas medidas poderão ser adotadas pela Adapar, de acordo com a evolução das investigações e do cenário epidemiológico, visando evitar a disseminação da doença e proteger a avicultura paranaense.
É importante destacar que todos os casos registrados no Brasil até o momento são em aves silvestres, desde a primeira confirmação de influenza aviária de alta patogenicidade no país em 15 de maio.
Atualmente, nove suspeitas de gripe aviária estão sendo investigados. O total de casos da enfermidade no Brasil, até a noite de 25 de junho, é o seguinte:
Espírito Santo: 26 casos
Rio de Janeiro: 13 casos
Rio Grande do Sul: 1 caso
São Paulo: 3 casos
Bahia: 3 casos
Paraná: 2 casos