26/06/2023 às 13h41min - Atualizada em 26/06/2023 às 13h41min
Preços do milho se recuperam impulsionados por cotações externas
Restrição na oferta impulsionou significativamente os preços em regiões produtoras
- Da Redação, com Cepea
(Foto: Agência Brasil) Os preços do milho continuam em processo de recuperação na maioria das praças acompanhadas pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), sustentados pelos avanços nas cotações internacionais. De acordo com pesquisadores do centro nesta segunda-feira (26), os produtores estão mantendo distância das negociações no mercado à vista, concentrando-se nas condições nacionais e no clima nos Estados Unidos.
A restrição na oferta impulsionou significativamente os preços em regiões produtoras como Paraná, Goiás e Mato Grosso. No mercado externo, a valorização do milho está diretamente ligada à deterioração das condições das lavouras nos Estados Unidos. Além disso, o setor está preocupado com a possibilidade de não renovação do atual acordo de exportação de grãos por meio do Mar Negro pela Rússia, uma vez que o acordo se encerra em 18 de julho.
Apesar das valorizações externas, as altas foram limitadas devido à previsão de chuvas para o final de semana em algumas áreas dos Estados Unidos, o que pode aliviar o estresse hídrico enfrentado pelas lavouras. Essa perspectiva de melhora climática amenizou parte do impacto positivo nas cotações.