09/06/2023 às 11h40min - Atualizada em 09/06/2023 às 11h40min

Mapa confirma 30 aves com gripe aviaria; Espírito Santo proíbe turistas em ilhas

Ministério da agricultura criou painel online para acompanhamento da doença no Brasil

- Da Redação, com CarneTec e Agência Brasil
(Foto: Agência Brasil)
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) confirmou a ocorrência de 30 casos de influenza aviária de alta patogenicidade (H5N1) em aves silvestres no Brasil, de acordo com o novo painel de dados disponibilizado para consulta online. As informações, atualizadas duas vezes ao dia, revelam a distribuição dos casos confirmados até o momento. 

Contudo, o Brasil mantém seu status de país livre da influenza aviária de alta patogenicidade, perante a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), uma vez que nenhum caso foi detectado em aves comerciais do setor produtivo.

O Mapa reforça o alerta à população para não manusear aves doentes ou mortas e, caso encontre alguma, acione imediatamente os serviços veterinários locais a fim de evitar a propagação da doença. A vigilância e a adoção de medidas preventivas são fundamentais para controlar e conter qualquer disseminação do vírus.

O painel de dados online visa oferecer informações transparentes e atualizadas sobre os casos de gripe aviária no país, permitindo que autoridades, profissionais da área e público em geral acompanhem a situação de forma mais efetiva e tomem as medidas adequadas para proteger a saúde pública e a avifauna nacional.

Espírito Sando proíbe turistas em ilhas 

O acesso ao Arquipélago das Três Ilhas e às demais ilhas da Área de Proteção Ambiental (APA) de Setiba, localizada em Guarapari e Vila Velha, região metropolitana de Vitória, foi proibido pelo governo do Espírito Santo por tempo indeterminado. A medida visa prevenir a propagação do vírus e proteger tanto a avifauna local quanto a saúde pública. A decisão foi tomada devido aos casos de gripe aviária registrados no estado e abrange um total de oito ilhas.

O Arquipélago das Três Ilhas é composto por cinco ilhas: Quitongo, Cambaião, Guanchumbas, Leste-Oeste e Guararema. Além dessas, a proibição se estende às ilhas Francisco Vaz, Toaninha e Alacaeira, presentes em outras áreas da APA. 

Essa é a primeira vez que o Brasil registra casos da doença em seu território. O Espírito Santo é o estado com o maior número de ocorrências da gripe aviária no país, tendo confirmado 20 focos de influenza aviária de alta patogenicidade (H5N1). 

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.