06/06/2023 às 14h28min - Atualizada em 06/06/2023 às 14h28min

Governo abre crédito de R$ 200 milhões para enfrentamento da gripe aviária

Com o estado de emergência zoossanitária em vigor no país, ações de controle e contenção da IAAP serão intensificadas

- Da Redação, com Mapa
(foto: divulgação)
O governo brasileiro anunciou a abertura de um crédito extraordinário no valor de R$ 200 milhões para o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) com o objetivo de fortalecer as ações de enfrentamento à Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP). Apoio foi estabelecido por meio de Medida Provisória publicada no Diário Oficial da União, nesta terça-feira (6).

Com o estado de emergência zoossanitária em vigor no país e a confirmação de casos da doença em aves silvestres em quatro estados, o governo intensificará as ações de controle e contenção da IAAP. Os recursos do crédito extraordinário serão direcionados para o Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa).

O principal objetivo das medidas adotadas é evitar a disseminação da doença e os impactos negativos em diversos setores do país. O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, destacou a importância da ação conjunta entre diferentes ministérios, como o da Saúde e do Meio Ambiente e Mudança do Clima, além de órgãos como o Ibama e a Defesa Civil, juntamente com as entidades estaduais, para enfrentar a crise de forma segura.

As medidas de controle e combate à Influenza Aviária incluem a rápida identificação, testagem e cuidados sanitários em casos suspeitos. Para isso, equipes técnicas receberão reforço para ações pontuais no local. Vale ressaltar que o Brasil continua livre da influenza aviária na criação comercial e mantém seu status de livre da doença perante a Organização Mundial de Saúde Animal, garantindo a exportação segura de seus produtos.

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.