02/06/2023 às 12h54min - Atualizada em 02/06/2023 às 12h54min

Rabobank prevê queda no consumo de carne bovina no Brasil em 2023

Demanda interna é afetada pela redução do poder de compra dos consumidores

- Da Redação, com CarneTec
(Foto:Divulgação)
De acordo com relatório divulgado pelo Rabobank, empresa especializada em agronegócio, o consumo per capita de carne bovina no Brasil deverá apresentar queda em 2023. A demanda interna continua afetada pela redução do poder de compra dos consumidores.

O estudo também indica que as exportações estão normalizando, com a China retomando os volumes de compras observados antes da suspensão temporária das importações brasileiras devido a um caso atípico de encefalopatia espongiforme bovina (EEB).

Os custos de produção de carne bovina estão em declínio devido à redução nos preços do gado e dos alimentos para ração. Essa situação leva a um aumento no número de bovinos confinados, sendo a maior parte destinada ao mercado externo.

O Rabobank também espera que a prática de descarte de fêmeas perca força, mas ainda se mantenha em alta. Contatos na indústria relataram que a proporção de fêmeas no abate total em março de 2023 deveria ter ultrapassado 42%, mas diminuiu em abril, mesmo com a queda sazonal das chuvas. No entanto, essa redução não foi suficiente para aliviar a pressão negativa sobre os preços do boi gordo.

O relatório destaca que o maior estoque de machos em comparação com o ano anterior tem estimulado o confinamento e deve aumentar a oferta, exercendo pressão sobre os preços domésticos da carne bovina.

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.