25/05/2023 às 15h35min - Atualizada em 25/05/2023 às 15h35min

Brasil registra mais 3 casos de Influenza Aviária, totalizando 8 confirmados

Não houve alteração no status do Brasil como país livre de IAAP perante a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA)

Da Redação, com CarneTec
De acordo com o Mapa, o Brasil não perdeu seu status como país livre de IAAP perante a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA).(Foto: Divulgação)

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) anunciou na que foram confirmados mais três casos de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) em aves silvestres no Espírito Santo, elevando o número total de casos para oito.

De acordo com o Mapa, o Brasil não perdeu seu status como país livre de IAAP perante a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), uma vez que não houve registro da doença na produção comercial. Essa informação foi divulgada em uma nota atualizada no site do ministério nesta semana.

Os novos casos foram identificados em aves silvestres da espécie Thalasseus acuflavidus, conhecida popularmente como Trinta-réis-de-bando, nos municípios de Linhares, Itapemirim e Vitória. A confirmação foi feita pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de São Paulo (LFDA-SP), que é uma unidade de referência da OMSA. Dos oito casos confirmados até o momento, sete ocorreram no estado do Espírito Santo e um no Rio de Janeiro.

O ministério solicita à população que não recolha aves doentes ou mortas e que acione o serviço veterinário mais próximo para evitar a propagação da doença. Como medida de prevenção, o governo brasileiro decretou estado de emergência zoossanitária em todo o território nacional no início desta semana, após a detecção dos casos de gripe aviária. O ato tem duração de 180 dias e busca evitar que a doença atinja a produção de aves de subsistência e comercial, além de preservar a fauna e a saúde humana.

Quanto aos casos em humanos, o governo aguarda os resultados das análises de quatro amostras de casos suspeitos de gripe aviária em moradores do Espírito Santo, conforme informado pelo Ministério da Saúde. Todos os outros 38 exames realizados em casos suspeitos em humanos que tiveram contato com aves doentes apresentaram resultado negativo para a gripe aviária.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.