Na coluna Mais Arrobas dessa semana, o engenheiro agrônomo João Menezes fala sobre a estratégia de alimentação com semiconfinamento para bovinos em épocas de secas.
O colunista diz que a seca é inevitável, mesmo que se apresente amena em alguns anos e mais acentuada em outros. Por conta disso, é necessário que os pecuaristas estejam atentos à possível perda de peso dos bovinos durante este período.
Menezes afirma que os pecuaristas têm usado o semiconfinamento como uma estratégia para reduzir os impactos nos animais, mas para isso é necessário um bom planejamento com água e ração à vontade.
O especialista complementa ao comentar que os pastos escolhidos também influenciam no desempenho da técnica. Por isso, além de bem localizados e com boa oferta de forragem, as pastagens devem possuir forrageiras que perdem o valor nutritivo de forma mais lenta durante a seca.
O especialista conclui dizendo que o semiconfinamento pode ser usado para terminação de animais em propriedades rurais sem muitos investimentos em equipamentos e benfeitorias.
Ficou interessado e quer saber mais? Clique aqui e tenha acesso à coluna completa. Boa leitura.