24/05/2023 às 11h47min - Atualizada em 24/05/2023 às 11h47min

Mercado de café inicia negociações; preços do arroz seguem em queda

Estimativas da Conab indicam que a atual colheita do arroz deve ser superior à anterior

Da Redação, com Cepea
(Divulgação)
De acordo com pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), o mercado de café tem apresentado transações no spot nacional para o tipo arábica e robusta, embora os preços não alcancem as expectativas dos produtores. As opiniões sobre o volume de café a ser colhido na safra brasileira 2023/24 são divergentes entre os agentes consultados pelo Cepea.

Apesar dos valores do café não atingirem as expectativas dos produtores, a venda de pequenos lotes tem permitido cobrir os custos iniciais das colheitas. Além disso, a procura por parte das indústrias está em crescimento, e alguns compradores estão dispostos a pagar preços mais elevados para concretizar negócios. No entanto, os produtores têm se mantido seletivos sobre os momentos de venda, uma vez que muitos deles estão capitalizados.

Arroz
Quanto ao arroz, os preços continuam em queda no Rio Grande do Sul, acompanhando as variações nos elos superiores da cadeia produtiva, como o arroz beneficiado e o varejo. Essa tendência de baixa tem afetado a liquidez do mercado, com disparidade entre os valores de compra e venda da matéria-prima.

Mesmo que seja uma safra de bienalidade negativa, estimativas da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) indicam que a colheita desta temporada deve ser superior à anterior, o que traz perspectivas positivas para o setor. Já os preços do arroz em casca continuam em queda no Rio Grande do Sul, seguindo o movimento observado desde o início de maio.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.