24/02/2023 às 10h05min - Atualizada em 24/02/2023 às 11h18min

Os impactos da IA na atividade pecuária

Nos últimos anos, os sistemas e máquinas que imitam a inteligência humana, conhecidos como Inteligência Artificial (IA), ganharam mais espaço no agronegócio, auxiliando produtores a aplicarem estatística avançada para aprender e predizer fenômenos futuros, a partir de dados obtidos.

De acordo com o empreendedor e CEO da MadeinWeb, Vinicius Gallafrio, são inúmeras as ferramentas de dados que agregam valor às atividades ao criar um repositório único com informações de operação e produção, permitindo uma análise de indicadores completa, ágil e que tem influenciado diretamente na produtividade das fazendas.

“A Inteligência Artificial tem impactado significativamente na atividade pecuária, trazendo diversas inovações e benefícios”, destaca o executivo. Porém, segundo ele, a adoção de IA na pecuária ainda é relativamente nova, mas vem crescendo rapidamente.

“Os produtores de gado estão começando a perceber o potencial da IA para melhorar a eficiência e a produtividade da atividade pecuária e estão começando a implementar essa tecnologia em suas fazendas”, observa.

Principais benefícios

Dentre os benefícios oriundos da adoção da IA, ele destaca a melhoria da produtividade, já que o uso de tecnologias como Internet das coisas (IoT), Big Data, Robótica e Blockchain, por exemplo, permitem que os pecuaristas gerenciem seus rebanhos com mais eficiência e precisão.

“Com o monitoramento inteligente de saúde e comportamento dos animais, é possível detectar rapidamente doenças, estresse ou outras condições que possam afetar o desempenho e o bem-estar. Além disso, a análise de dados pode ajudar a otimizar a nutrição e a reprodução, maximizando a produção”, informa Gallafrio.

A redução de custos de produção e a melhora na qualidade do produto são outros pontos destacados pelo especialista. “A alimentação de precisão, por exemplo, permite que os animais recebam a quantidade exata de nutrientes que precisam, reduzindo o desperdício”, cita.

Ainda sobre os benefícios, ele acrescenta que com o monitoramento da saúde e do comportamento dos animais, é possível garantir que eles sejam mantidos em condições ideais para a produção, resultando em um produto final de alta qualidade.

Outros impactos

Gallafrio lembra ainda que a IA pode ajudar a mitigar o impacto ambiental da produção pecuária, através da redução do desperdício de alimentos, do uso mais eficiente de recursos naturais, como água e energia, e do melhor gerenciamento de resíduos.

“Além disso, a seleção genética inteligente pode levar à criação de animais mais resistentes e adaptáveis às condições ambientais locais, reduzindo a necessidade de medicamentos e outras intervenções”, pontua.

A segurança alimentar é outra característica impactada pela utilização da IA, já que ela permite a detecção precoce de doenças e o monitoramento da segurança alimentar pode evitar surtos de doenças e infecções transmitidas por alimentos.

Tendência e desafios

Atualmente, a adoção de IA na pecuária é mais comum em países desenvolvidos, onde há mais recursos disponíveis para investimentos em tecnologia. “No entanto, mesmo em países em desenvolvimento, essa tendência está começando a ganhar força, impulsionada pelo aumento da demanda por produtos de origem animal de alta qualidade e sustentáveis”, destaca Gallafrio.

Ele lembra que ainda há desafios a serem superados para a adoção em larga escala da IA na pecuária, como a falta de mão de obra especializada, os altos custos de implementação e a complexidade de algumas tecnologias. “Há também questões éticas e de privacidade de dados que precisam ser levadas em consideração”, alerta.

Apesar disso, de acordo com o especialista, a tendência é que a adoção de IA na pecuária continue a crescer nos próximos anos, à medida que a tecnologia se torne mais acessível e a conscientização sobre seus benefícios se espalhe. “Os produtores de gado precisam estar atentos a essa transformação digital para ter uma vantagem competitiva no mercado cada vez mais exigente”, arremata.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.