01/02/2023 às 10h08min - Atualizada em 01/02/2023 às 11h40min

Mais arrobas suplementando com mais energia nas águas

Durante o período de chuvas, a boa condição hídrica e as temperaturas elevadas garantem elevado acúmulo de massa de forragem nas pastagens. A oferta de alimento é elevada e a qualidade também e, portanto, o desempenho animal é bom nessa época do ano. Para elevar o ganho por animal e por área, pode-se adicionar suplementação concentrada adicional às pastagens, porém como o capim tem maiores teores de proteína nessas condições, a suplementação energética, a base de milho pode oferecer melhores respostas em ganhos e custos do suplemento. O cuidado é com o efeito substitutivo, onde o consumo da pastagem de boa qualidade pode ser substituído por concentrado de maior custo, sem elevar o desempenho como planejado.

As exigências de desempenho para produção e abate de animais precoces, inclusive fêmeas desafiadas para parição novas, até dois anos, faz com que seja necessário alimentação de elevado conteúdo de nutrientes, para que os animais adquiram peso, carcaça e escore corporal desejado em idades jovens expressando seu potencial genético.

As pastagens são a fonte de melhor benefício-custo para alimentação de bovinos, em especial nas águas quando tanto produção como qualidade são elevadas. Mesmo se conseguindo bons desempenhos sem nenhum suplemento que não o suplemento mineral, com suplementação energética pode-se aumentar o desempenho animal e a produção de carne por área (Tabela 1).

Quando o fornecimento de suplementação não é bem planejado, a substituição do consumo de forragem por suplementos, pode não maximizar o retorno econômico dessa dieta devido ao efeito substitutivo do concentrado, de maior custo, em detrimento da pastagem. A taxa de substituição é variável em função da quantidade e composição do suplemento fornecido, bem como do valor nutritivo e da disponibilidade de forragem, na pastagem para os animais. A intensidade de substituição é influenciada não somente pela aceitabilidade do alimento fornecido, mas também pela disponibilidade de pasto. A substituição menos intensa deve ocorrer em situações nas quais se observa decréscimo na oferta suplementos, mas seus efeitos desaparecem quando há baixa disponibilidade de pasto. Em situações nas quais o valor nutritivo do suplemento é semelhante ou superior ao do pasto de qualidade, pode-se esperar maior efeito substitutivo.

A suplementação com suplementos energéticos durante as águas pode melhorar o desempenho individual de bovinos e a produção de carne por área.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.