Os preços dos etanóis hidratado e anidro caíram no mercado spot (à vista) paulista nas últimas semanas. Segundo pesquisadores do Centro de Pesquisas Avançadas em Economia Aplicada (Cepea), o encerramento da safra 2022/23 que se aproxima tem levado vendedores a cederem nos valores de negociação, enquanto outros se mantêm firmes.
Por outro lado, compradores têm enfrentado dificuldades no repasse dos preços para a ponta varejista, e apenas retiraram o produto adquirido anteriormente. Dessa forma, o Indicador CEPEA/ESALQ semanal do etanol hidratado fechou a R$ 2,6906 o litro, com uma ligeira queda de 0,12% em relação ao período anterior. Já para o anidro, o Indicador CEPEA/ESALQ fechou a R$ 3,0941 o litro, registrando uma queda de 1,67% no mesmo período comparativo.
Preços do açúcar oscilam
Faltando poucas semanas para o início oficial da moagem da safra 2023/24 na região Centro-Sul do país, os preços da saca do açúcar cristal têm oscilado no mercado spot do estado de São Paulo. De acordo com pesquisadores do Cepea, essa situação ocorre devido à estratégia de mercado utilizada por algumas usinas em resposta à demanda reduzida. Enquanto algumas unidades oferecem lotes de cristal branco a preços mais baixos para liquidar seus estoques, outras estão priorizando a entrega dos contratos.
Trigo tem baixa liquidez e preços fracos
No Brasil, os produtores de trigo estão focados na colheita e negociação da safra verão e na preparação para o cultivo da temporada de inverno. No que diz respeito à demanda, o mercado segue fraco, com compradores do Paraná buscando adquirir novos lotes do cereal, sobretudo no Rio Grande do Sul. Devido a essa baixa liquidez, os preços do trigo estão enfraquecidos.
Já no mercado internacional, o valor do trigo apresentou alta significativa na semana passada, influenciado por incertezas relacionadas às exportações de grãos pelo Mar Negro. No sábado (18), a Rússia e a Ucrânia renovaram o acordo de exportações, mas o prazo não foi divulgado.
Da Redação, com Cepea