O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) confirmou que o caso de Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), conhecido como Mal da Vaca Louca, detectado em Marabá (PA) é do tipo H, considerado atípico devido a suas características naturais e isoladas.
O resultado foi imediatamente comunicado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e às autoridades chinesas nesta quinta-feira (2), visando dinamizar o processo de desembargo da exportação de carne bovina para a China.
O Mapa destacou que todas as providências sanitárias foram adotadas prontamente, seguindo os protocolos sanitários e garantindo a transparência e eficiência exigidas pelo presidente Lula. Assim que o processo for concluído, uma reunião virtual será agendada com o governo chinês para tratar da retomada das exportações.
O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, agradeceu à equipe envolvida no caso e ao governador do Pará, Helder Barbalho, pela atuação rápida desde a identificação do caso. O Ministério da Agricultura e Pecuária está trabalhando para que as exportações da carne bovina brasileira sejam restabelecidas o mais breve possível.
Da Redação, com Mapa