15/02/2023 às 09h59min - Atualizada em 15/02/2023 às 11h30min

Embrapa muda cálculo de custo para produção de frangos e suínos

A Embrapa Suínos e Aves anunciou recentemente a atualização de coeficientes técnicos para frangos de corte e suínos, que impactam diretamente no cálculo dos custos de produção feito pela Central de Inteligência de Aves e Suínos (Cias). A revisão tem como objetivo corrigir distorções nas estimativas dos custos unitários e dos índices de custo.

A redução da conversão alimentar foi uma das principais mudanças feitas nos coeficientes técnicos para frangos de corte, passando de 1,8 quilo para 1,7 quilo de ração por quilo do frango vivo. Além disso, o peso final também teve um aumento, indo de 2,6 quilo para 2,9 o quilo vivo.

No caso dos suínos, também houve uma redução da conversão alimentar do rebanho, que passou de 2,8 para 2,5 o quilo de ração por quilo do suíno vivo, e aumento do peso final de 110 quilos para 125 quilos vivos. A Embrapa ainda elevou o coeficiente de produtividade das matrizes de 25,1 leitões para 28,6 leitões desmamados por fêmea a cada ano.

A atualização dos coeficientes técnicos influência diretamente nos índices de custo de produção de frangos de corte e suínos. Em janeiro de 2023, o índice de custo de produção de frangos de corte (ICPFrango) ficou em 413,46 pontos, com uma redução de 15 pontos em relação a dezembro. A variação de preços elevou o índice em 16 pontos e a mudança de coeficientes técnicos reduziu o índice em 30 pontos.

O custo de produção de frangos de corte no Paraná em janeiro de 2023 foi estimado em R$ 5,34 por quilo vivo, com uma variação de menos 3,5% em relação ao mês anterior. Os preços foram responsáveis por uma elevação de 3,7% e o impacto da mudança nos coeficientes técnicos foi de menos 7,1%. O ICP Suino ficou em 399,35 pontos, uma diferença de menos 63 pontos em relação ao mês anterior, sendo que a variação de preços elevou o índice em 14 pontos e a mudança de coeficientes técnicos reduziu o índice em 77 pontos.

O custo de produção de suínos em Santa Catarina em janeiro de 2023 foi estimado em R$ 6,98 por quilo vivo, com uma variação de menos 13,5% em relação ao mês anterior. Os preços foram responsáveis por uma elevação de 3,1%, enquanto o impacto da mudança nos coeficientes técnicos foi de menos 16,2%. A atualização dos coeficientes é importante para que os produtores possam fazer os cálculos corretos dos custos de produção.

Da Redação, com CarneTec

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.