O frigorífico Masterboi informou que deu início ao abate de suínos na planta de Canhotinho (PE), que é certificada para o abate de bovinos, caprinos, suínos e ovinos. Em nota, a companhia diz que o abate de suínos é de 15 a 20 cabeças por dia. No caso do bovino, o volume é maior. Em cinco meses, a empresa já alcançou o abate diário de 200 cabeças.
"Nos próximos anos, o mercado de suínos será mais forte que o de boi, porque há grande interesse dos varejistas pelo produto na região. Há pouca oferta do produto fresco certificado, com controle de qualidade", diz a empresa.
Segundo a Masterboi, o fluxo tende a aumentar diante da redução da alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para a saída do gado de Estados como Rio Grande do Norte e Paraíba. Nestes locais, a empresa comenta que os produtores estão pagando cerca de R$ 10 de imposto por animal que deixa o Estado, em comparação com R$ 300 de meses atrás.
"A tendência é os demais Estados da região adotarem essa redução do ICMS", aponta a companhia. A planta de Canhotinho recebe animais vindos do Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas, Piauí e Maranhão.
Da redação, com Estadão Conteúdo