03/08/2021 às 19h00min - Atualizada em 03/08/2021 às 19h00min

Ibovespa fecha em alta apesar de ruídos na questão fiscal

Os ruídos relacionados às questões fiscais, com incertezas sobre a ampliação do Bolsa Família e o pagamento dos precatórios, levaram o principal índice do mercado acionário local a um dia de volatilidade elevada. Das mínimas do dia às máximas, o Ibovespa oscilou quase 3 mil pontos, mas fechou em alta, com profissionais do mercado relatando um desconforto menor após as declarações do presidente da Câmara dos Deputados, Artur Lira, que reafirmando compromisso com o Teto de Gastos.

Assim, o Ibovespa encerrou o pregão aos 123.576,56 pontos, em valorização de 0,87%. Na mínima do dia, o índice chegou a recuar 1,39%, a 120.807 pontos e, na máxima, subiu 1,01%, a 123.765 pontos. O giro financeiro foi de R$ 23,439 bilhões.

De acordo com profissionais de mercado, o preço dos ativos brasileiros foi direcionado principalmente por questões locais que podem impactar a trajetória das contas públicas.

Declarações como as do presidente Jair Bolsonaro, que afirmou que o governo estudaria formas de garantir um aumento médio de "até 100%" no Bolsa Família contribuíram para um início de dia mais tenso nos mercados.

Profissionais também relataram desconforto com a a fala do ministro da Economia, Paulo Guedes, que afirmou que em webinar sobre precatórios promovido pelo “Poder360” e pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa que não há capacidade de pagamento das dívidas de precatórios, mas que não haverá calote da parte do governo. “Devo, não nego; pagarei assim que puder”, afirmou.

"O dia teve início com nosso noticiário local influenciando muito, com os riscos fiscais, a volta da CPI, o que gerou muito desconforto", afirma o chefe de renda variável da Veedha Investimentos, Rodrigo Moliterno.

Além de um movimento positivo do exterior, com ganho de tração das ações em Nova York, agentes financeiros também relataram que as declarações do presidente da Câmara, Artur Lira, ajudaram a diminuir o estresse na sessão, permitindo que os investidores voltassem a focar nos resultados financeiros que as companhias brasileiras vêm apresentando.

Lira refutou a possibilidade de calote nos precatórios e voltou a afirmar hoje a vontade do Congresso em manter o Teto de Gastos. “Não há disposição do Congresso em romper o teto de gastos”, disse.

Ele também negou que o governo tenha trabalhado com a ideia de elevar o Bolsa Família a R$ 400 ano que vem com a votação da PEC – uma medida visando a eleição de 2022 – e disse que isso não foi falado na reunião entre ele, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), e os ministros da Economia, Paulo Guedes, da Casa Civil, Ciro Nogueira, e de Governo, Flávia Arruda. “O novo Bolsa Família é importante, mas dentro do Orçamento e do teto de gastos”.

"O mercado parece ter deixado o desconforto um pouco de lado, com a narrativa do Lira de que o aumento no bolsa família não vai estourar o teto de gastos. Ocorreu uma melhora também com as expectativas na questão dos precatórios. Isso deu uma apaziguada nos mercados, que voltou a focar nos balanços positivos que vêm sendo divulgados", afirmou Moliterno.

As blue chips fecharam em alta firme, contribuindo para os ganhos mais amplos do Ibovespa. A Vale ON subiu 3,41%, na esteira da alta nos preços do minério de ferro e as ações preferenciais da Petrobras avançaram 1,67%.

Já as ações do Itaú PN subiram 0,98%, na esteira dos resultados positivos divulgados após o fechamento dos mercados de ontem. Os analistas do Credit Suisse avaliam o balanço do banco como positivo para os preços das ações. "Reiteramos nossa visão de performance acima da média do mercado, com valuations atraentes, forte impulso de lucros e risco de alta para as previsões de consenso. O Itaú Unibanco continua sendo nossa principal escolha no setor financeiro brasileiro", afirmam os estrategistas do Credit Suisse.

A expectativa dos agentes financeiros agora se volta para os resultados do Bradesco. Hoje, as ações preferenciais do banco fecharam o dia com ganhos de 0,65%.

Link
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.