Relatório do BB Investimentos (BBI) indica que 2023 será um bom ano para a pecuária no Brasil diante da perspectiva de aumento das exportações para a China e a falta de gado e animais terminados nos Estados Unidos.
“As perspectivas para os próximos anos seguem favoráveis para as exportações de carne bovina brasileira, diante da expectativa de crescimento gradual das importações da China”, segundo o relatório Perspectivas 2023 divulgado pelos analistas Victor Penna, Wesley Bernabé e o time de research do BB Investimentos.
“Além disso, considerando a inversão do ciclo bovino na América do Norte – ocasionando a redução da disponibilidade de gado na região e, consequentemente, reduzindo a produção de carne e elevando os custos –, o Brasil se mostra ainda mais competitivo, com potencial para aumentar sua participação no mercado, afirma.”
Frango
O Brasil deverá, em 2023, a ser um importante produtor de frango ao se beneficiar do aquecimento da demanda interna e de exportações com volumes cada vez maiores.
“Para 2023, espera-se que a demanda internacional (por carne de frango) permaneça elevada, puxada principalmente pelo crescimento do consumo na China, União Europeia e Arábia Saudita – mercados atendidos pelo Brasil, inclusive pelo diferencial do país de atender à demanda halal”, escreveram os analistas.
Em um cenário de inflação de alimentos ainda elevada em 2023, o BBI também espera que o consumo de proteínas mais acessíveis, como a do frango, seja impulsionado tanto no Brasil como no exterior.
"Como ponto de alerta, apesar da acomodação nos preços de grãos, estes devem permanecer em patamar elevado no próximo ano, ainda pressionando as margens dos frigoríficos."
Da Redação, com CarneTec