A Naturafrig Alimentos, empresa do setor frigorífico, fez o primeiro embarque de carne in natura aos Estados Unidos. A carga de 27 toneladas partiu da planta de Pirapozinho (SP), sede da empresa, cuja habilitação para exportação foi concedida pelas autoridades sanitárias daquele país no segundo semestre deste ano. Com a entrada dos EUA na rota das exportações, a Naturafrig Alimentos está presente em mais de 30 países, além do mercado interno.
Este é o pontapé inicial para a relação entre a empresa brasileira e os norte-americanos. O contrato fechado estabelece a distribuição de 72 toneladas de carne bovina in natura, separadas em três embarques. Além da primeira leva, exportada neste fim de ano, outras duas ocorrerão na primeira semana de janeiro.
‘’Os Estados Unidos são um novo mercado para a Naturafrig e que sempre quisemos entrar. O Brasil já é um grande exportador de proteína bovina in natura e de derivados para aquele país e agora também fazemos parte desse mercado. Estamos muito confiantes que esse é o começo de uma relação sólida’’, conta Gustavo Borba, diretor de exportações da Naturafrig Alimentos.
De acordo com o Borba, os embarques de 2022 devem superar os de 2021. A expectativa que este ano as exportações alcancem a 100 mil toneladas, o dobro do enviado no ano passado.
O diretor aponta que a empresa está em constante busca por novos mercados para a comercialização de carne. O processo de habilitação, no entanto, é longo e requer diversas certificações que garantem a qualidade e procedência do produto comercializado. “Os Estados Unidos ficaram um período sem habilitar plantas no Brasil. A retomada começou do final do ano passado para este. Agora, existem outros certificados, como o de boas práticas com animais, qualidade de produção e padronização de processos’’, revela Borba.