As exportações de milho brasileiro em 2022 devem superar os 100% de crescimento em relação à safra passada. O ano deve terminar com embarques de 42,596 milhões de toneladas. Em 2022, exportamos 20,6 milhões de toneladas, segundo divulgação da Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec) nesta quarta-feira (7).
Se a estimativa se concretizar, o Brasil vai registrar um novo recorde na exportação, superando os 41 milhões de toneladas de 2019. Dados da Anec indicam embarques de trigo em patamares históricos neste ano.
A Anec projetou que as exportações de milho do país em dezembro seriam de 5,43 milhões de toneladas, o que representa um aumento de mais de 2 milhões de toneladas ante o mesmo mês do ano passado, com base em dados da programação de navios e embarques realizados.
As exportações de milho estão sendo beneficiadas pela autorização dos chineses ao cereal brasileiro, que já tem resultado em despachos efetivos para o país asiático. Também estamos exportando a mercados que antes eram mais atendidos pela Ucrânia, como a União Europeia.
Com uma boa safra, o Brasil pode exportar até 50 milhões de toneladas no ano que vem, disse o diretor-geral da Anec, Sérgio Mendes, à Reuters, em novembro.
Trigo
A Anec também prevê boas venda do trigo ao exterior. A exportação de trigo brasileiro também deverá atingir um recorde, chegando a 3,17 milhões de toneladas em 2022. O país embarcou 1,1 milhão de toneladas em 2021.
A indicação ocorreu após a projeção de embarques 658,7 mil toneladas em dezembro e após grandes exportações no primeiro semestre do ano, com o país ainda contando com grandes safras em 2022 e 2021.
Da Redação, com Notícias Agrícolas