08/12/2022 às 09h54min - Atualizada em 08/12/2022 às 09h54min

Exportações de frango crescem em novembro, diz a ABPA

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) informa que as exportações brasileiras de carne de frango totalizaram 375,6 mil toneladas em novembro, 12,2% a mais do que o total embarcado no décimo primeiro mês de 2021. No ano passado, durante igual período, foram exportadas 34,7 mil toneladas.

As vendas de carne de frango em novembro totalizaram US$ 781,3 milhões, número 29,1% maior que o registrado no mesmo período do ano passado. À época, foram US$ 605,3 milhões.

No acumulado do ano (janeiro a novembro), foram exportadas 4,436 milhões de toneladas de carne de frango, com um volume 5,6% maior que o embarcado nos onze primeiros meses de 2021, com 4,198 milhões de toneladas.

A receita acumulada pelo setor no ano chegou a US$ 8,976 bilhões, número que supera em 29,3% o registrado entre janeiro e novembro de 2021, com US$ 6,944 bilhões.

“Apesar do desempenho positivo alcançado em outubro, eram esperados números ainda mais expressivos. Entretanto, os efeitos logísticos gerados pelos deslizamentos em rodovias do Paraná e as dificuldades climáticas para a entrada de navios nos Portos de Paranaguá e Itajaí impactaram o desempenho das exportações no mês. Com a normalização das atividades nos portos, o volume que não foi embarcado em novembro deverá refletir positivamente o desempenho das exportações em dezembro”, detalha o presidente da ABPA, Ricardo Santin.

A China, maior importadora da carne de frango do Brasil, importou 40,3 mil toneladas em novembro (1,4% a mais que o embarcado no mesmo período de 2021). Outros destaques foram a África do Sul, com 27,8 mil toneladas (+21,9%), Arábia Saudita, com 24,6 mil toneladas (+28,9%) e União Europeia, com 18,1 mil toneladas (+17,6%).

“Outros mercados da Europa, Ásia e Oriente Médio reforçaram suas compras do Brasil neste mês, dando indicativos de projeções positivas das exportações brasileiras de carne de frango para este ano. São receitas importantes frente ao atual custo de produção, que permanece elevado”, analisa o diretor de mercados, Luís Rua.

Da Redação, com ABPA

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