25/11/2022 às 10h34min - Atualizada em 25/11/2022 às 11h33min

Mesmo com desaceleração das compras pela China, exportação de carne de frango é recorde em 2022

Os valores das exportações de carne de frango do Brasil entre janeiro e outubro é o maior registrado na história. Segundo dados do Ministério da Economia, foram embarcadas cerca de 3,92 milhões de toneladas nos dez primeiros meses de 2022, um volume 4,6% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado, quando foi  exportado 3,75 milhões de toneladas.

O aumento ocorre mesmo diante da desaceleração das compras chinesas, devido à recomposição de seu plantel. A informação é do boletim AgroConab de novembro, divulgado nesta quinta-feira (24) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A China reduziu sua demanda pelo produto em 17,4% com relação a 2021.

O analista de mercado da Conab, Wander de Souza, informa que a China continua sendo o principal comprador de carne de frango do Brasil, mas em um mercado mais pulverizado. “Os aumentos nos embarques para outros importantes países, como Filipinas, Cingapura, Emirados Árabes, Coreia do Sul, México, entre outros, compensaram essa queda. Vale lembrar que há uma maior demanda mundial pela carne de frango, uma vez que esta é a proteína mais acessível ao mercado consumidor”.

No mercado interno brasileiro, a oferta de carne de frango já foi intensificada para as festas de final de ano, mas a demanda ainda não correspondeu. Ainda assim, o consumo doméstico continua firme, com a proteína aviária sendo utilizada como alternativa à carne bovina. Boletim da Conab, mostra que, em 2023, as vendas de carne de frango crescerão 4,2% no mercado interno, ao mesmo tempo em que se observa uma tendência de estabilização do consumo per capita deste produto, indicando um nível de saturação frente ao cenário econômico atual.

Da Redação, com Notícias Agrícolas

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.