Com a renovação do acordo entre Rússia e Ucrânia para a exportação de grãos pelo Mar Negro, o fornecimento de trigo e outros cereais estão garantidos pelos próximos 120 dias. Portanto, mesmo em guerra, a Ucrânia vai continuar exportando estes e outros produtos agrícolas.
Com o trigo Ucraniano sendo exportado, houve uma variação nos preços internacionais. Os produtores e comerciantes brasileiros consultados pelo Centro de Estudos em Economia Aplicada (Cepea) dizem que estão atentos e preocupados com o contexto na Argentina, maior fornecedora do Brasil.
Em nova estimativa, a Bolsa de Rosário reduziu novamente a produção argentina na temporada 2022/23, para 11,8 milhões de toneladas. A produtividade deve ser a menor em 15 anos. Vale lembrar que a safra passada foi recorde no país, com produção de 23 milhões de toneladas.
Quanto aos preços no Brasil, após semanas em queda, as cotações do trigo voltaram a subir no mercado balcão (ao produtor).
Preço do etanol hidratado sem alteração
Não houve alteração nos preços do etanol hidratado no mercado spot (à vista) em São Paulo nesta semana que passou, mesmo com o feriado de 15 de novembro (Proclamação da República.)
Esse cenário se deve às compras realizadas em períodos anteriores. Assim, as reposições foram pontuais, e os preços registraram apenas pequenas quedas. Entre 14 e 18 de novembro, o Indicador CEPEA/ESALQ do etanol hidratado do estado de São Paulo fechou a R$ 2,8115 o litro, pequena queda de 0,95% frente ao do período anterior.
Para o anidro, o Indicador CEPEA/ESALQ fechou a R$ 3,2710/litro, valor líquido de impostos, indicando ligeiro recuo de 0,73%.
Da Redação, com Cepea