As vendas de etanol hidratado pelas usinas do estado de São Paulo seguiram estáveis ao longo da última semana, mesmo após distribuidoras adquirirem volumes maiores em períodos anteriores, visando atendar à possível alta da demanda durante o feriado do último dia 15 (Proclamação da República).
Os repasses de preços no elo varejista estão sendo inibidos nas novas compras do hidratado, em decorrência do avanço na relação entre os preços deste biocombustível e os da gasolina C, que se aproxima do percentual de indiferença, tomado como 70%.
A demanda pelo etanol anidro, por sua vez, continua aquecida, tendo em vista que a procura pela gasolina segue firme. Diante desse contexto, enquanto os valores do hidratado caíram, os do anidro subiram.
De 7 a 11 de novembro, o Indicador CEPEA/ESALQ semanal do etanol hidratado do estado de São Paulo foi a R$ 2,8385/litro (líquido de ICMS e PIS/Cofins – alíquota zerada), queda de 1,17% frente ao do período anterior. Já para o anidro, o Indicador CEPEA/ESALQ fechou a R$ 3,2951/litro, valor líquido de impostos (PIS/Cofins – alíquota zerada), aumento de 3,16%.
Da Redação, com Cepea