Começa nesta quinta-feira, dia 1, e segue até o dia 15 de setembro, a 19ª Semana do Pescado 2022. Produtores querem estimular o consumo de pescados no país. O evento acontece em todas as regiões do Brasil e envolve supermercados, restaurantes e feiras livres, com espaços gastronômicos abertos para a população.
De acordo com o idealizador da iniciativa e presidente do Congresso Internacional do Peixe, Altemir Gregolin, a ideia é criar uma segunda temporada de consumo de pescado no segundo semestre, assim como ocorre no período da quaresma, no primeiro semestre.
À Agência Brasil, Gregolin disse que “no primeiro semestre temos a Semana Santa e, no segundo semestre, o objetivo é criar uma nova temporada e, com isso, estimular o consumo. Que [o consumo de peixe] seja uma prática cotidiana das pessoas, porque é mais saudável e, havendo mais consumo, estimula a produção em um país que tem um potencial gigante”.
Produção
Um levantamento da Associação Brasileira da Piscicultura (PeixeBR) revela que o Brasil produziu 841.005 toneladas de peixes de cultivo (tilápia, peixes nativos e outras espécies) no ano passado, gerando uma receita de R$8 bilhões.
O resultado representa um acréscimo de 4,7% sobre a produção de 2020 (802.930 toneladas). Em seis anos, esse mercado acumula alta de 45,4%. A tilápia é a cadeia da piscicultura que mais cresce.
No conjunto da pesca e aquicultura, o Brasil produz 1,6 milhão de toneladas, com faturamento em torno de R$20 bilhões, de acordo com a Associação Brasileira das Indústrias dos Pescados (Abipesca).
Na média, o consumo atual de pescado no Brasil é de 10 quilos por pessoa ao ano, ainda dois quilos abaixo do recomendado, e distante da média mundial de 20,2 quilos por habitante ao ano.
Da Redação, com Agência Brasil