Na coluna De Olho no Mercado desta terça-feira (30), o jornalista mestre em produção agroindustrial, Fabiano Reis, explica o motivo da queda nos preços em toda cadeia produtiva não chegar ao consumidor brasileiro.
Reis dá um panorama de como está a situação do mercado pecuarista, segundo ele, poucas mudanças aconteceram na pecuária de corte na última semana e o movimento do mercado seguiu lento. As escalas continuaram confortáveis, o volume de negócios seguiu baixo, algumas propostas mais baixas foram feitas, e a arroba do gado segue pressionada no Brasil.
Reis afirma que o consumo interno é baixo e a recuperação do poder de compra da população ocorre, porém lentamente, sem trazer efeitos para melhoria do mercado interno.
Reis explica que o pecuarista já recebe valores menores pela arroba do boi gordo não exportada para a China. Os frigoríficos não exportadores pressionam o pecuarista com propostas mais baixas, mas também recebem pressão do atacado de carne bovina que, por sua vez, está com preços em queda e acaba repassando para o mercado varejista. Mas, este preço menor não chega ao consumidor final brasileiro.
Reis também fala sobre o aumento no abate de fêmeas, que elevará a produção de carne bovina no próximo ano, possibilitando alta no volume exportado e uma maior oferta interna com alcance de disponibilidade de 26 quilos por habitante ao ano.
Ficou interessado e quer saber mais? Clique aqui e tenha acesso à coluna completa. Tenha uma boa leitura!