19/07/2022 às 10h38min - Atualizada em 19/07/2022 às 10h38min

Comércio da atual safra de café chega às 23,64 mi de sacas negociadas

Levantamento mensal feito pelo Safras&Mercado, mostra que as vendas da safra de café até o último dia 12 de julho alcançaram 39% da produção, contra 33% do mês anterior.

No ano passado, nessa época, os negócios giravam em torno de 48% da safra. Neste momento, o fluxo de vendas está acima da média dos últimos anos. Foram negociadas 23,64 milhões de sacas de uma produção estimada em 61,1 milhões de sacas.

Para o consultor do Safras&Mercado, Gil Barabach, as vendas da safra 2022/23 continuam bastante compassadas. “O atraso na colheita e as dúvidas produtivas servem de justificativa para uma postura mais curta do produtor, que por sua vez tonificam a sensação de aperto no abastecimento. Alguns produtores, inclusive, têm buscado financiamentos oficiais para não vender o café, nesse momento”, avalia.

Para o consultor, é um fluxo de venda muito lento. “Já a demanda prefere trabalhar da mão para boca, evitando alongar estoques em um momento de incerteza econômico-financeira. E isso ajuda a retirar liquidez dos negócios”, observa.

Segundo Gil, há atraso nas negociações em relação à safra do ano passado. Barabach diz que na temporada passada a produção foi menor e o fluxo de venda intenso e antecipado. Ainda assim, a comercialização deste ano é acima da média dos últimos anos.

As vendas de arábica alcançaram 39%. “As ideias da safra de arábica 2022 oscilaram muito ao longo do ciclo produtivo, o que dificultou a estratégia de venda antecipada”, adianta o analista.

Para Safras&Mercado, “as vendas com conilon ganharam um pouco mais de ritmo, com o andamento da colheita mesmo que ainda atrasada, e alcançam 37% da safra. Apesar disso, segue bem abaixo de igual período do ano passado, quando estava em 47%, mas já ligeiramente acima da média para o período de 36%”.

 

Da Redação

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.