06/04/2022 às 07h39min - Atualizada em 06/04/2022 às 11h41min

Agricultores familiares atingidos pela crise hídrica terão descontos nas parcelas do PRONAF

Os produtores prejudicados pela crise hídrica nos estados do Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, e Rio Grande do Sul terão um desconto de 35,2% no valor das parcelas a pagar junto ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). A autorização para o desconto foi publicada no Diário Oficial da União.

O desconto é nas parcelas das operações de crédito rural de custeio e de investimento, vencidas e que vencerão entre 1º de janeiro a 31 de julho de 2022, para as operações contratadas até 31 de dezembro de 2021. Produtores adimplentes ou regularizados até 31 de julho de 2022.

Outra exigência é a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) ou inscrição no Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF).

Dia 30 de março, o governo abriu um crédito extraordinário de R $1,2 bilhão para a concessão de descontos em operações contratadas do Pronaf. A medida foi solicitada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento após visitar as regiões atingidas, ouvir o pleito do setor e negociar com a área econômica do governo.

Segundo o decreto, na hipótese de não liquidação após a concessão do desconto, o saldo remanescente da operação, ou da parcela, poderá ser prorrogado se houver perda de receita nos empreendimentos vinculados, em razão de seca ou estiagem igual ou superior a 35% da receita bruta esperada. A liquidação com o desconto não valerá para as operações enquadradas no Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro) ou com cobertura de seguro rural.


Da Redação, com Mapa


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.