07/03/2022 às 09h10min - Atualizada em 07/03/2022 às 15h09min

Preço do barril de petróleo no mercado futuro já bate recorde e Rússia perde 8% de exportações

Os preços dos contratos futuros de petróleo aumentaram 7% durante o acirramento da guerra entre Rússia e Ucrânia, que pode interromper o fornecimento das commodities. Ao mesmo tempo, relatórios norte-americanos indicam que a demanda pelo produto cresce mundo afora. A informação é da Safras & Mercado.

Desde 2020 não se via no mercado aumento tão expressivo. O WTI aumentou 23,30% e o Brent teve alta de 20,61% em uma semana. Um dos motivos é a corrida para a compra do produto com a invasão Russa.

“Os preços do petróleo subiram depois que as tropas russas tomaram o controle da maior usina nuclear da Europa, no sudeste da Ucrânia”, explica o analista da Oanda, Ed Moya. “Ontem, cresciam as esperanças de que uma terceira rodada de negociações pudesse acontecer e levar a um cessar-fogo e, mais tarde naquela noite, as forças russas continuaram a obter ganhos”.

O site Safras & Mercado disse que espera que o chefe da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) visite Teerã e faça um acordo sobre a produção de energia nuclear com o país persa e que coloque fim aos obstáculos para o comércio internacional do petróleo produzido por aquele país.

O preço do petróleo vai impactar todas as cadeias produtivas pelo mundo, inclusive no Brasil.

O analista disse ainda que “se os traders acreditam que um acordo nuclear com o Irã é iminente, qualquer queda que vejamos nos preços do petróleo pode ter vida curta. O Irã afirma que será capaz de aumentar a produção rapidamente, mas as possíveis interrupções no fornecimento russo são um choque muito grande para os mercados de energia”.

O preço das commodities pode impactar o crescimento dos Estados Unidos No mês passado o país criou 678 mil vagas de trabalho e a taxa de desempregados está em 3,8% contra 4,0% em janeiro. Tanto o número de novas vagas, assim como a taxa de desemprego, surpreendeu os analistas que faziam previsões mais negativas.

Os dados são do Departamento do Trabalho americano. O número de vagas criadas em janeiro, revisado, foi de 481 mil. Uma leve alta frente aos números divulgados anteriormente, de 467 mil empregos. Outro número revisado para cima foram as novas vagas abertas em dezembro passado. Chegam a 588 mil contra 511 mil anunciados anteriormente.

Com o aumento do emprego, a demanda por combustível deve aumentar. Com a guerra, no entanto, Rússia e Ucrânia já provocaram uma queda de 8% do produto no mercado internacional do petróleo.

Com relação aos preços, o petróleo WTI para abril subiu 7,09%, cotado a US$ 115,68 o barril e o Brent para maio avançou 7,09%, cotado a US$ 118,11 o barril.

Da Redação.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.