Exportações de arroz crescem 10,2% e importações caem 12,8% no semestre

Mercado gaúcho segue com baixa liquidez e preços variam conforme oferta regional

- Da Redação, com Cepea
10/07/2025 09h43 - Atualizado há 8 horas
Exportações de arroz crescem 10,2% e importações caem 12,8% no semestre
Foto: Reprodução

O comércio exterior brasileiro de arroz apresentou comportamento misto no primeiro semestre de 2025. Dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) analisados pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) mostram que as exportações do cereal, em equivalente casca, somaram 613,17 mil toneladas entre janeiro e junho, alta de 10,2% sobre o mesmo período do ano passado. Já as importações diminuíram 12,8%, totalizando 694,5 mil toneladas no semestre.

Apesar do avanço das vendas externas, o volume importado ainda superou o exportado no balanço do período. No mercado interno, levantamento do Cepea aponta que o setor segue operando com baixa liquidez no Rio Grande do Sul, principal estado produtor. Muitos agentes permanecem cautelosos, aguardando condições mais favoráveis para negociar.

Os preços apresentaram oscilações entre as diferentes microrregiões acompanhadas pelo Centro de Pesquisas nos últimos dias. Em áreas com maior oferta, as cotações registraram quedas. Já onde a disponibilidade está limitada, os valores subiram em razão da necessidade de recomposição dos estoques.

 


Notícias Relacionadas »