02/03/2022 às 07h11min - Atualizada em 02/03/2022 às 09h58min

Aplicativo da BRF rastreia a compra de grãos de produtores que não desmatam

Aplicativo da BRF chamado App Digital Agro disponibilizado aos seus fornecedores para controle online remoto na criação de aves e suínos agora permite que produtores cadastrados também façam cotação e venda de grãos diretamente à empresa. Segundo informações do site CarneTec, especializado em proteína animal, em sete meses foram comercializadas 50 mil toneladas de grãos através da plataforma.

A plataforma permite a comercialização de todos os grãos, mesmo aquele de menor liquidez, além dos mais buscados como a soja e o milho. Após esse período de experiência e adaptação, ele terá relevância para grãos como o sorgo, informou o diretor de Agropecuária da BRF, para o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, Hugo Urso.

Embora o sorgo e o triticale, assim como outras culturas de inverno, são insumos para a criação de animais, com mercado restrito. “Com o aplicativo, o produtor tem na palma da mão, facilmente, a possibilidade de vender o grão direta e rapidamente para a BRF, sem perder tempo buscando compradores”, disse o diretor em nota.

Facilidade para o integrado

A utilização da ferramenta é muito simples. Bastam três toques. O produtor integrado se conecta e comercializa os grãos diretamente com a BRF. Para ter informações sobre a cotação do momento, o produtor tem que alimentar o aplicativo com dado sobre o lote colocado à venda, especificando o grão, o volume médio disponível, prazo e local de entrega. Com todos os campos preenchidos corretamente, a mensagem chega para o departamento Comercial de Commodities. No primeiro contato dos funcionários, começa a negociação.

Gilson Ross, diretor de Operações e Compras de Commodities da BRF, explica em nota que “esse modelo ainda é novo para os produtores, que são, em geral, tradicionais na hora de fazer negócios, mas aos poucos, testando e efetuando vendas, vimos que muitos integrados rapidamente passaram a usar a ferramenta com bom domínio dos recursos”.

O diretor explica ainda que os funcionários que trabalham como extensionistas, em contato direto com os produtores no campo, auxiliam os produtores a manusear com simplicidade a plataforma oferecida pelo App Digital Agro. “Pela característica do negócio, os integrados estão sempre próximos da BRF, de alguma forma, e pensando em termos de distância para enviar o grão, também com frequência estão mais perto da companhia do que de qualquer outro comprador”.

Gezo Rodrigues de Almeida, um produtor de Goiás que utiliza o aplicativo, em Goiás, comercializou 4 mil sacas do milho safrinha 2021, entre os meses de julho e agosto passado. “Foi ágil, sem papelada e necessidade de coletar diversas assinaturas e sem gasto de energia para fechar o negócio”, contou. Após superar o receito inicial, ele afirmou que a ferramenta simplifica a transação e que vai usá-la novamente para vender a safrinha do segundo semestre deste ano.

Gilson Ross lembra que a BRF já tem uma outra ferramenta, o Portal AgroBRF, que permite a transação para venda no mercado futuro. “Por meio da outra ferramenta, no Portal AgroBRF, o produtor conta, ainda, com a opção de efetuar a venda futura. Dessa forma, ele pode planejar melhor o seu próprio negócio e ter a certeza da aquisição futura, por um valor previamente acordado conforme negociação e contrato fechado com o time comercial de grãos da BRF”.

Com a ferramenta, a BRF tem conseguido estabelecer sua Política de Compra Sustentável de Grãos. Um de seus compromissos junto ao mercado e ao consumidor e á a rastreabilidade de 100% dos grãos adquiridos na Amazônia e no Cerrado até 2025, que tem o objetivo de tornar zero até 2040 a compra de insumos que não são produzidos de acordo com suas metas de respeito ao meio ambiente. O objetivo é zerar as compras de áreas que tenham desmatamentos e sejam vulneráveis socialmente. Com o aplicativo, a empresa busca estender a rastreabilidade não só aos pecuaristas, mas também aos fornecedores de grãos da cadeia.

Da Redação.


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