O anúncio de férias coletivas em um grande frigorífico no Acre provocou aumento das escalas de abate em outras plantas, informa a Scot Consultoria.
Foi um sinal para que as indústrias passassem a oferecer até R$ 20,00 a menos nos preços referência. O cenário afastou pecuaristas do mercado.
Por isso, a referência segue estável desde a última sexta-feira (11), com pouco negócios. Mas a Consultoria espera o início de uma pressão de baixa nesse mercado.
Por esse motivo, o governo estadual do Acre reduziu em até 80% o Imposto de Circulação de Serviços e Mercadorias (ICMS) no estado para bois, vacas e novilhas terminadas, para o abate, vindos dos estados do Amazonas, Rondônia e Roraima.
O decreto já entrou em vigor.
São Paulo
Em São Paulo a semana terminou com as cotações estáveis, com baixo escoamento no mercado doméstico, sem força, aliado à menor oferta de animais terminados. O ágio para bovinos com destino à exportação se manteve e alcançou R$15,00 a arroba.
Nos últimos três meses de 2021 foram abatidas 6,77 milhões de cabeças de bovinos. Uma queda de 8,2% em comparação com o mesmo período de 2020, e de 2,5% em relação ao trimestre anterior.
A Scot informa que “foram produzidas 1,87 milhão de toneladas de carcaças bovinas no quarto trimestre de 2021, retração de 5,7% em relação ao 4º trimestre de 2020 e redução de 0,8% frente ao 3º trimestre de 2021”.
Da Redação.