A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) lançou na última quarta-feira (31) uma nova fase da campanha “Brasil Livre de PSA”, com foco na prevenção da entrada da Peste Suína Africana (PSA) no país. A ação, voltada a viajantes e produtores rurais, faz parte dos esforços contínuos do setor para manter a sanidade da suinocultura nacional frente aos riscos sanitários globais.
A campanha traz vídeos educativos para circulação em plataformas digitais, alertando para atitudes simples, mas fundamentais. Entre elas: não trazer produtos à base de carne suína na bagagem após viagens internacionais – prática proibida no Brasil –, evitar visitas a granjas, higienizar roupas e calçados após deslocamentos ao exterior, cuidar da alimentação e da água dos plantéis e descontaminar veículos antes de acessar propriedades rurais.
“A PSA é uma das doenças mais graves para a suinocultura mundial. Nosso continente permanece livre da enfermidade, e o Brasil mantém um esforço contínuo para que isso siga assim. A campanha é mais uma ferramenta para reforçar nossa blindagem sanitária”, afirmou Ricardo Santin, presidente da ABPA.