Com o objetivo de simplificar a gestão das propriedades voltadas à pecuária de corte, a JetBov desenvolveu uma nova solução baseada em inteligência artificial. Batizada de Diagnóstico de Maturidade em Pecuária 5.0, a ferramenta analisa o estágio de evolução da fazenda e indica, de forma clara, ações estratégicas para tornar a operação mais eficiente, integrada e rentável.
“A solução tem a proposta de impulsionar a gestão das propriedades voltadas à pecuária de corte para uma gestão cada vez mais moderna e inteligente. Essa ferramenta funciona a partir de um questionário online que o produtor responde de forma rápida e prática”, comenta o CEO da JetBov, Xisto Alves..
Conforme explica o CEO, com base nas respostas, a inteligência artificial realiza uma análise detalhada da fazenda, apresentando os resultados por meio de um gráfico radar que mostra o nível de maturidade da propriedade em áreas-chave como automação, conectividade, capacitação da equipe, gestão financeira, governança e sustentabilidade.
O grande objetivo da ferramenta, destacado por Alves, é apoiar o planejamento estratégico das fazendas, oferecendo uma visão completa e estruturada sobre onde a propriedade está e para onde pode evoluir em várias dimensões, que vão desde a estrutura de pessoal, passando por práticas de intensificação, gestão econômica-financeira, governança até como aplicar inteligência nas decisões sobre o negócio.
“Ela foi criada para ajudar o produtor a enfrentar os desafios crescentes do setor, especialmente em um cenário que exige agilidade, planejamento e uso intensivo de tecnologia. O diagnóstico permite que o pecuarista tenha clareza sobre suas oportunidades de melhoria e possa se adaptar às transformações do mercado de forma consciente e estruturada”, afirma. “O funcionamento é simples, mas o impacto é profundo, já que a tecnologia permite uma leitura estratégica do negócio e orienta, de maneira clara, quais ações podem ser adotadas para tornar a operação mais eficiente, integrada e lucrativa”, acrescenta.
Gestão e benefícios
Segundo Alves, ao entender com precisão o nível atual de modernização da fazenda, tanto o produtor, como gestores e técnicos conseguem traçar os próximos passos de evolução, caminhando em direção à uma gestão cada vez mais otimizada, inteligente, com foco em resultados e sustentabilidade. No dia a dia da gestão, o impacto é direto”, pontua.
Além disso, ele acrescenta que a ferramenta funciona como um assistente virtual, em que a inteligência artificial está disponível para tirar dúvidas, oferecer orientações específicas e indicar os próximos passos para implementar as mudanças sugeridas. Isso torna o processo de evolução acessível e prático.
“Para os pecuaristas, os benefícios são inúmeros. Além de ajudar a enxergar com clareza os pontos fortes e fracos da gestão, o diagnóstico contribui com insights para melhorar a rentabilidade da fazenda, tornar as operações mais sustentáveis e preparar a propriedade para o futuro. Como reúne o aprendizado em mais de 4 mil propriedades, permite conhecer quais são as práticas de gestão em fazendas mais lucrativas”, ressalta o CEO.
Outro ponto importante, na avaliação do especialista, é que a solução é acessível e adaptável a propriedades de todos os tamanhos, o que democratiza o uso da tecnologia no campo.
“Atualmente, informação e dados são o novo petróleo na atual economia. Na pecuária não poderia ser diferente, e a revolução que a inteligência artificial está promovendo pode ser um grande aliado do produtor que não precisa mais tomar decisões no escuro. Fazer um bom diagnóstico para entender onde se está, e usar informações para planejar investimentos é a melhor forma de promover uma gestão mais inteligente, sustentável e preparada para o futuro”, conclui Alves.