Os terminais portuários de uso privado (TUP) do Brasil movimentaram 76,1 milhões de toneladas em maio deste ano, marcando um crescimento de 8,1% em relação ao mesmo período de 2024, segundo levantamento da Associação de Terminais Portuários Privados (ATP). O resultado representa uma virada no desempenho do setor, que enfrentou retração no início do ano, e reforça a retomada do ritmo das exportações brasileiras.
Todos os tipos de carga apresentaram alta: o destaque ficou para o granel sólido, com 8,6% de aumento e 46,8 milhões de toneladas transportadas. Em seguida vieram as cargas conteinerizadas (8,5%), carga geral (8,0%) e granel líquido (7,0%).
A movimentação positiva refletiu também nas três principais modalidades de navegação: a interior cresceu 14,98%, o longo curso teve avanço de 8,57% e a cabotagem, 4,55%.
Segundo a ATP, o resultado sinaliza recuperação após um início de ano difícil. Em janeiro e fevereiro, o setor havia recuado 7,7% frente ao mesmo bimestre de 2024, impactado por menor demanda global – sobretudo da China – e por problemas logísticos decorrentes do excesso de chuvas que atrasaram a colheita de grãos no Centro-Oeste.
Centro-Oeste lidera crescimento regional
Todas as regiões do país apresentaram desempenho positivo em maio. O Centro-Oeste, que sofreu com a seca no ano passado, teve o maior salto percentual: 69,3%, refletindo a retomada da produção agrícola. A região Norte cresceu 12,2%, a Sul 11,6%, o Sudeste 7,6% e o Nordeste 4%.
Dentre os terminais autorizados com maior crescimento percentual estão o Terminal Marítimo de Ponta Ubu – Samarco, com alta de 237,25%, e o TKCSA – Ternium, com 97,91%. Ambos são associados à ATP, que reúne cerca de 70 terminais portuários privados atuando em setores estratégicos como mineração, siderurgia, agronegócio, petróleo e gás.
"O expressivo crescimento mostra o dinamismo dos terminais privados, essenciais para o comércio exterior e o desenvolvimento sustentável do Brasil", afirma Murillo Barbosa, presidente da ATP.
China segue como principal destino das cargas brasileiras
No cenário internacional, a China manteve-se como principal destino das cargas transportadas pelos terminais privados, com 25,8 milhões de toneladas – um crescimento de 10,8% em relação a maio de 2024. A Holanda também teve destaque, com aumento de 86,7%, consolidando-se como porta de entrada na Europa.
Em contrapartida, Malásia e Estados Unidos registraram quedas, de 17,32% e 5,9%, respectivamente. As retrações estão ligadas à menor demanda por minérios e combustíveis minerais.