Gripe aviária: Brasil atua para normalizar exportações de frango a China e UE

Ministério da Agricultura trabalha para reabrir mercados importantes após caso isolado no Rio Grande do Sul; expectativa é de normalização a partir de agosto.

- Da Reação, com Canal Rural
23/07/2025 09h30 - Atualizado há 13 horas
Gripe aviária: Brasil atua para normalizar exportações de frango a China e UE
Foto: reprodução

O Brasil está empenhado em garantir a retomada plena das exportações de carne de frango para os mercados internacionais, após o encerramento do caso de gripe aviária em uma granja comercial no Rio Grande do Sul. Luis Rua, secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), avalia que o trabalho feito até agora tem sido positivo.
 

“Eu acho que o trabalho feito até agora, decorrido dois meses da ocorrência do caso isolado em Montenegro, é bastante positivo. O Brasil fez todo o trabalho técnico e depois todo o trabalho de negociações para que os países sentissem confiança em retornar ao Brasil. O país deu provas de que tem um sistema sanitário robusto”, afirmou Rua.
 

Segundo o secretário, as exportações de carne de frango já foram retomadas para praticamente todos os países. Atualmente, a prioridade é o retorno aos mercados de China, União Europeia e Chile, que ainda mantêm algum tipo de restrição. O Brasil já enviou informações à China e recebeu solicitações de novos dados da União Europeia e do Chile. “Deveremos ter, no curto prazo, a resolução desses problemas”, prevê.
 

Luis Rua ressaltou a agilidade da parceria entre governo e setor privado, o que fortalece a confiança na retomada dos mercados. A expectativa é que, a partir de agosto, as exportações brasileiras de carne de frango estejam mais normalizadas e em crescimento.

 

 


Notícias Relacionadas »