Brasil e China assinaram na segunda-feira (7), em Brasília, um memorando para iniciar estudos sobre a construção de um corredor ferroviário ligando o oceano Atlântico ao Pacífico. A ideia é conectar as ferrovias Fiol, Fico e Norte-Sul no Brasil até o recém-inaugurado porto de Chancay, no Peru, administrado pelos chineses.
Os estudos serão realizados pela estatal brasileira Infra S.A. e pelo China Railway Economic and Planning Research Institute. O projeto prevê que a Ferrovia Bioceânica parta de Lucas do Rio Verde (MT), cruze Rondônia, o sul do Acre e chegue ao Peru, conectando com rodovias já existentes até Chancay, a apenas 70 km de Lima.
Essa rota faz parte das Rotas de Integração Sul-Americana, iniciativa lançada em 2023 para priorizar obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e integrar modais rodoviários, ferroviários e fluviais nas fronteiras.
O acordo com a China faz parte do eixo estratégico firmado entre os presidentes Lula e Xi Jinping, que inclui ainda o Novo PAC, o Nova Indústria Brasil e o Plano de Transformação Ecológica. A parceria já resultou em visitas técnicas chinesas ao Brasil e discussões com autoridades peruanas.
Na declaração final da Cúpula do Brics, o grupo ressaltou a importância de investir em transporte sustentável e integrado para impulsionar o crescimento econômico e a proteção ambiental, destacando o compromisso com o respeito à soberania e à integridade dos estados-membros.