04/10/2021 às 13h55min - Atualizada em 04/10/2021 às 13h55min

Cresce 2,2% investimento em máquinas e equipamentos entre junho e julho

Os investimentos es]ao em expansão, informa o Indicador Mensal de Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF), medido pelo Instituto de Pesquisas Econômica Aplicada (Ipea) e divulgada nesta segunda-feira (4). O avanço entre junho e julho foi de 2,2% e no ajuste trimestral os investimentos cresceram 3,3%. No acumulado de um ano, os investimentos na economia brasileira tiveram um crescimento de 16%.

O indicador é medido por investimentos em máquinas e equipamentos, construção civil e outros ativos fixos. Esse aumento, informa a Agência Brasil, repõe a capacidade produtiva da economia e repõe o capital fixo depreciado no período de pandemia, ou de pressão.

Os números o Ipea, mostram o consumo aparente de máquinas e equipamentos com expansão de 3,9% em julho, mas encerrou o trimestre móvel com queda de 15,1%. Enquanto a produção de máquinas e equipamentos para o mercado interno apresentou crescimento de 18,7% em julho, a importação caiu 26,2% no mesmo período. No acumulado em 12 meses, o investimento em máquinas e equipamentos acusou alta de 24,3%.


Quinta alta

Já o indicador de investimentos em construção civil avançou 3,7% na série dessazonalizada, sendo a quinta alta consecutiva. Com esse resultado, o segmento anotou crescimento de 13,6% no trimestre móvel.

“Na comparação interanual, o bom desempenho também foi generalizado. O destaque ficou por conta do componente de máquinas e equipamentos, que avançou para um patamar 30,5% superior a julho de 2020. Enquanto o componente de outros ativos fixos aumentou 18,2%, a construção civil teve alta de 28,8%. Na comparação trimestral, os resultados também foram positivos”, destacou o Ipea.


Da Redação, com Agência Brasil.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.