28/09/2021 às 12h21min - Atualizada em 28/09/2021 às 13h27min

Estados Unidos retomam exportações agrícolas após furacão Ida

A retomada das atividades nos terminais de exportação no Golfo da Louisiana, nos Estados Unidos, após a passagem do furacão Ida, elevou os embarques da soja americana ao exterior a um pico que não se via há seis meses. As atividades dos terminais estavam paradas. Para setembro, houve os maiores embarques de milho para este mês do ano.

Ainda assim, as exportações permanecem bem abaixo da média. Alguns terminais permanecem fechados em função dos estragos feitos pela chuva e pelo furacão no sistema de eletricidade. Alguns terminais operaram bem abaixo da capacidade.

O furacão Ida chegou à região no período mais movimentado das exportações americanas. Foram poucas semanas do início da colheita da safra no Meio-Oeste. Essa conjunção de fatores elevou os preços para exportar e provocou insegurança global sobre a inflação dos alimentos.

A situação vai se normalizando. Os terminais de exportação Ama e Reserve, e as plataformas usadas para o transporte entre a terra e o rio do comerciante Archer-Daniels-Midland, estão em perfeito funcionamento. Mas em Destrehan ainda não.

Outros terminais que estavam funcionando dia sim, dia não, estão voltando às atividades normalmente. A informação, no Brasil publicada pelo site MoneyTimes, é do porta-voz da empresa.

Até o dia 23 de setembro 11 grandes embarcações com milho, soja, trigo e sorgo foram carregados e deixaram os terminais. Na semana anterior, apenas 7. Na mesma semana de 2020, deixaram o Mississipi 24 navios carregados

Para se ter uma noção dos estragos feitos pelo furacão Ida, as exportações de milho caíram 37% em relação ao mesmo período da semana anterior. E as de soja, segundo levantamento diário, caíram 66%.

Da Redação.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.