Desmatamento no Brasil: queda expressiva em 2024, mas Cerrado segue preocupante

Apesar do progresso, o Cerrado, especialmente a região do Matopiba, concentra a maior parte do desmatamento.

22/05/2025 08h28 - Atualizado há 1 dia
Desmatamento no Brasil: queda expressiva em 2024, mas Cerrado segue preocupante
Foto: reprodução

Na coluna Pecuária Verde, de Fred Almeida, desta quinta-feira (22), destaca que pelo segundo ano consecutivo, o desmatamento no Brasil caiu 32% em 2024, com cinco dos seis biomas apresentando redução e apenas a Mata Atlântica registrando leve aumento. 
 

Medidas de fiscalização aumentaram significativamente e o crédito rural agora está atrelado à regularidade ambiental. Contudo, o Cerrado continua sendo o bioma mais desmatado, especialmente na região do Matopiba, que concentra 75% do desmatamento do Cerrado.      
 

A ministra Marina Silva anunciou reforços nas medidas de prevenção e controle. Apesar da queda no desmatamento, a vigilância deve persistir, pois as políticas públicas visam cumprir as diretrizes do Acordo de Paris, beneficiando o meio ambiente e o agronegócio.
 

Leia mais na coluna Pecuária Verde.

Boa leitura!

Notícias Relacionadas »