A China suspendeu, a partir desta sexta-feira (16) e pelos próximos 60 dias, a importação de carne de frango do Brasil. A informação foi confirmada pelo ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, em entrevista à TV Centro América, afiliada da Rede Globo em Mato Grosso.
A medida foi tomada após a detecção do vírus da influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) em uma granja de matrizes de aves comerciais no município de Montenegro, no Rio Grande do Sul. Este é o primeiro foco de IAAP registrado em uma granja comercial no país.
De acordo com Fávaro, o protocolo firmado com a China estabelece que, diante da presença do vírus, toda a produção nacional de aves é temporariamente impedida de entrar no território chinês. Essa conduta difere dos acordos com outros países — como Arábia Saudita e Japão —, que restringem apenas a entrada de produtos oriundos da região afetada.
No momento, esses outros destinos (quase 200 países) continuam aceitando produtos das demais regiões do Brasil, que seguem com status sanitário normal. O ministro destacou que negocia com o governo chinês uma possível alteração no protocolo.
Fávaro também afirmou que medidas já estão sendo adotadas para conter e eliminar a propagação do vírus, e demonstrou expectativa de que a situação seja normalizada o quanto antes.