Tarifas entre EUA e China podem ampliar exportações brasileiras

Secretário do Ministério da Agricultura vê oportunidades para expandir mercado de produtos agropecuários

- Da Redação, com Agência Brasil
23/04/2025 09h06 - Atualizado há 1 semana
Tarifas entre EUA e China podem ampliar exportações brasileiras
Foto: Reprodução

A tensão comercial crescente entre os Estados Unidos e a China pode abrir novas portas para o Brasil no setor de exportações, principalmente no mercado agropecuário. Durante entrevista coletiva nesta terça-feira (22), o secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura e Pecuária, Luis Rua, destacou que o Brasil pode se beneficiar dessa disputa, especialmente no fornecimento de carne de aves, suína e bovina, produtos nos quais o Brasil já é um grande exportador.

Segundo o secretário, aproximadamente 30% da carne de frango consumida pela China provém dos Estados Unidos, assim como entre 16% e 18% da carne suína e 8% da carne bovina. Com a possível saída dos EUA desse mercado devido à guerra tarifária, o Brasil tem a capacidade de ocupar esse espaço.

"O Brasil se coloca à disposição, e, embora existam outros concorrentes, poucos têm a escala que o Brasil possui para atender a demanda chinesa", afirmou.

Rua também ressaltou a competitividade do Brasil, que oferece produtos com qualidade, sustentabilidade, e sanidade, sendo livre de todas as doenças de notificação obrigatória para produtos de origem animal. A situação fitossanitária privilegiada do país também é um diferencial importante para atrair o mercado chinês.

Em relação às sanções possíveis entre EUA e China, que ameaçam afetar as nações que negociem unilateralmente com o oponente comercial, o secretário assegurou que o Brasil continuará a dialogar com todos os países, mantendo sua estratégia de ser um "promotor da geopolítica da paz". Para ele, é cedo para mensurar o impacto das tarifas adicionais impostas pelos EUA, mas o Brasil se manterá firme na sua postura diplomática e nas negociações internacionais.


Notícias Relacionadas »