A Arábia Saudita suspendeu a proibição de importações de aves provenientes do Rio Grande do Sul, medida imposta após um surto de gripe aviária registrado em uma granja comercial em maio. O anúncio foi feito por meio de memorando do Ministério da Agricultura emitido nesta quinta-feira (14) e visto pela Reuters.
O Chile também decidiu flexibilizar suas restrições, autorizando a compra de produtos avícolas brasileiros produzidos após o dia 9 de agosto. Segundo documento enviado às autoridades brasileiras, o país voltará a importar ovos férteis, pintinhos de um dia, frango fresco e produtos processados.
A decisão aconteceu após visita de representantes chilenos ao Brasil na semana passada e incluiu o reconhecimento do Rio Grande do Sul como livre da doença de Newcastle.
Mais cedo, executivos da BRF comemoraram as decisões, avaliando que o fim das proibições pela Arábia Saudita e a reabertura parcial do Chile podem ajudar a recompor as exportações da companhia, que foram impactadas no segundo trimestre. Apesar de apresentar resultados positivos no período, a empresa sofreu com restrições comerciais impostas desde o primeiro caso de gripe aviária em granja comercial no país.
O Brasil ainda enfrenta bloqueios de grandes compradores, como China e União Europeia. Porém, as autoridades esperam que as suspensões continuem sendo revertidas de forma gradual nas próximas semanas.