Após o feriado prolongado, a terça-feira (22) começa com mudanças no tempo em grande parte do Brasil. A chegada de uma frente fria na costa brasileira e a atuação de uma massa de ar polar estão influenciando o clima em diferentes regiões, provocando instabilidade, queda de temperatura e até mar agitado, segundo a Climatempo.
Sul
A Região Sul permanece com o tempo estável devido à presença de um sistema de alta pressão que traz uma massa de ar frio. Apesar do céu limpo, as temperaturas não sobem muito ao longo do dia, mantendo o clima mais ameno.
Sudeste
No Sudeste, o cenário é parecido. A circulação de ventos frescos associada à mesma área de alta pressão impede o avanço de calor mais intenso. A maior parte dos estados apresenta tempo firme, mas há possibilidade de chuva fraca e isolada em alguns pontos devido à umidade que ainda chega à região. Os termômetros devem seguir mais baixos especialmente em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
Centro-Oeste
A região Centro-Oeste tem previsão de estabilidade no Mato Grosso do Sul, ainda sob influência da massa de ar frio. Já em Mato Grosso, Goiás e no Distrito Federal, o tempo pode virar à tarde com pancadas de chuva localizadas, graças à umidade presente na atmosfera.
Nordeste
A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) mantém as chuvas concentradas no litoral norte do Nordeste, entre o Rio Grande do Norte e o Maranhão. Já na Bahia, ventos marítimos continuam trazendo precipitações. No sertão e no agreste, o tempo tende a permanecer mais firme.
Norte
Na Região Norte, o calor e a umidade continuam favorecendo a formação de nuvens carregadas. A terça-feira deve ser de tempo instável em praticamente todos os estados, com destaque para chuvas mais intensas em Rondônia, Pará e Amapá.
A previsão indica que o tempo instável deve continuar nos próximos dias, especialmente nas áreas mais ao norte do país. Já o Sul e parte do Sudeste devem seguir com clima mais seco e temperaturas amenas.