A previsão para esta quinta-feira (10) indica instabilidade em várias regiões do Brasil, com pancadas de chuva intensas provocadas pela combinação entre calor e alta umidade. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), áreas do Brasil Central, Sudeste e Sul devem ser afetadas, com destaque para o litoral do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, o oeste da região Centro-Oeste e diversas localidades do Norte, onde os volumes podem atingir até 100 mm, acompanhados de ventos que podem chegar a 100 km/h entre a tarde e a noite.
No litoral norte, o alerta também é de chuvas volumosas devido à atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). A área mais crítica se estende do Amapá ao oeste do Ceará, com previsão de acumulados de até 100 mm nas próximas 24 horas.
No Sul do país, especialmente no sul de Santa Catarina, na serra e na região metropolitana de Porto Alegre, o Inmet emitiu alerta laranja para chuvas que podem variar entre 50 mm e 100 mm ao longo do dia.
Outras áreas do Centro-Sul também devem registrar pancadas de chuva isoladas. Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro terão instabilidade provocada pela umidade elevada.
No Sudeste e Sul, a formação de uma área de baixa pressão pode intensificar as chuvas, com potencial para temporais e até queda de granizo, segundo o Inmet. Com isso, as temperaturas devem cair nessas regiões. Em São Paulo e no Sul, os termômetros não devem ultrapassar os 23°C.
O alerta de tempestade inclui a faixa leste de São Paulo – englobando o litoral, a capital, o Vale do Paraíba, a Serra da Mantiqueira e a Zona da Mata – além do sul de Minas Gerais, Rio de Janeiro e sul do Espírito Santo. Nessas localidades, os volumes esperados variam entre 30 mm e 50 mm, com possibilidade de ventos de até 60 km/h.