Dados do 12º Levantamento da Safra de Grãos 2020/2021, editado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) mostram que a produção será 6,5% menor do que a do ano passado. Foram plantados 2,4 milhões de hectares e a produtividade média é de 3.604 quilos por hectare. A informação é da assessoria de imprensa da Conab.
Algodão
A colheita do algodão foi encerrada em toda a área plantada, de 2,7 mil hectares, e produção total de 18,7 milhões de toneladas em caroço ou 7,3 milhões de toneladas de plumas, com classificação entre boa e regular. O impacto é o da produtividade. Na safra 2019/2020 foram colhidos 57,7% mais do que a atual. O motivo principal e a drástica redução de área plantada.
Amendoim
O amendoim tem uma produção anual 7,1% maior do que a do ano passado. Deve ser de 61,6 mil toneladas. Principal produtor de amendoim no Brasil, São Paulo colhe sua safra entre fevereiro até final de março.
Milho
O milho não teve a mesma sorte. Mesmo com uma área plantada maior do que a que foi usada no ano passado, a expectativa é de uma safra inferior. As condições climáticas, com secas intensas e geadas devastadoras, a cultura foi muito afetada.
Arroz
Todo o Sudeste planta 10,1 mil hectares de arroz. Apenas São Paulo é responsável por cultivar 8,3 mil hectares do grão. A Conab diz que “quanto à produção, o volume total colhido no estado foi de 39,8 mil toneladas, representando incremento de 19,2% em relação ao resultado obtido em 2019/20”. A Companhia informa que as condições climáticas ruins no começo da safra foram melhorando, favorecendo o desenvolvimento da planta, que apresentou um rendimento médio superior à temporada passada.
Soja
A Região Sudeste também apresentou recordes históricos de área, produtividade e produção de soja nesta temporada. Em São Paulo, a produção chegou a quase 4,3 milhões de toneladas, um aumento de 8,6% em relação ao volume produzido na safra anterior.
Trigo
Já sobre o trigo, a previsão é de diminuição na produtividade média estadual, e, consequentemente, no volume final colhido, ambos comparados aos valores obtidos em 2020. Foram observadas perdas severas em razão da estiagem e das geadas.
O boletim completo, com o panorama da produção de grãos em São Paulo e em todo o Brasil, está disponível no site da Conab.
Da Redação.