Abril traz primeiras massas de ar polar e mudança no padrão de chuvas no Brasil

Frio mais intenso deve chegar na segunda quinzena do mês, enquanto chuvas diminuem no Sudeste e Centro-Oeste

- Da Redação, com Canal Rural
01/04/2025 08h41 - Atualizado há 2 dias
Abril traz primeiras massas de ar polar e mudança no padrão de chuvas no Brasil
Foto: reprodução

O mês de abril marcará o início efetivo do outono no Brasil, trazendo as primeiras massas de ar polar e mudanças graduais no regime de chuvas, conforme previsão da Climatempo. Duas incursões de ar frio devem se destacar ao longo do mês, sendo uma no fim da primeira quinzena e outra, mais intensa, nos últimos dias de abril.

 

A primeira queda de temperatura ocorrerá entre os dias 5 e 8, trazendo um leve resfriamento para partes da região Sul, Sudeste e Mato Grosso do Sul. Já por volta do dia 15, uma massa de ar frio mais intensa poderá provocar geadas nas áreas mais elevadas do Sul e resfriamento moderado a forte em São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Mato Grosso.

 

No fim do mês, a chegada de uma frente fria mais forte ampliará o alcance do frio, com queda significativa de temperaturas no Sul e efeitos perceptíveis também no Sudeste e Centro-Oeste. Apesar dessas incursões, abril ainda será marcado por períodos quentes, com temperaturas acima da média na maior parte do país. Somente o Rio Grande do Sul e Santa Catarina devem registrar temperaturas ligeiramente abaixo do normal.

 

Chuvas diminuem na maior parte do país

 

O padrão de chuvas também sofrerá mudanças, com redução dos volumes em grande parte do Brasil, exceto no Sul, onde há previsão de acumulados acima da média, e no extremo Norte, sob influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).

 

Na primeira quinzena do mês, os maiores volumes de precipitação devem ocorrer no Norte e Sul do país. Amazonas, Pará e Amapá terão episódios de chuva intensa, assim como o litoral do Nordeste, entre Maranhão e Rio Grande do Norte. No Sudeste, a passagem de frentes frias e a temperatura elevada do Atlântico Sul podem provocar chuvas fortes no litoral paulista e fluminense.

 

No Sul, apesar das chuvas frequentes, os volumes serão inferiores aos registrados em 2024, quando o Rio Grande do Sul enfrentou precipitações extremas.

 

Na segunda metade de abril, as chuvas devem diminuir no Sudeste e Centro-Oeste, tendência típica do outono que se intensificará em maio.

 

 


Notícias Relacionadas »