A safra de soja do Brasil 2024/25 foi estimada em 169,1 milhões de toneladas, um recorde histórico, segundo projeção da consultoria Datagro divulgada nesta quinta-feira (27). O número representa um aumento de 1,5 milhão de toneladas em relação à estimativa anterior e um crescimento de 9,2% na comparação com a temporada passada.
A recuperação da lavoura no Mato Grosso, principal estado produtor da oleaginosa, foi um dos principais fatores para a revisão positiva. Segundo a Datagro, a produtividade média no estado deve alcançar 3.900 kg por hectare, um avanço de 20,4% em relação ao ciclo anterior. Além do Mato Grosso, estados como Goiás, Minas Gerais e Bahia também registraram ganhos produtivos, compensando perdas no Paraná, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul.
A Datagro também revisou para cima a estimativa da safra total de milho no Brasil, que deve alcançar 126,9 milhões de toneladas, um aumento de 1 milhão de toneladas frente à previsão de fevereiro e 4% superior à produção da temporada anterior.
A área total plantada com milho foi reajustada para 21,6 milhões de hectares, com uma ampliação no plantio da segunda safra compensando a redução na primeira. A expectativa é que a segunda safra, principal do país, produza 102,1 milhões de toneladas.
“Com quase 100% das lavouras plantadas dentro da janela ideal e condições climáticas favoráveis para os próximos meses, há perspectivas de uma safra cheia, melhorando a oferta do grão no Brasil”, destacou a consultoria.