Modelo de Maturidade indica caminhos para a pecuária 5.0

E-book integra dados e tecnologia, visando modernizar a gestão das propriedades de bovinos de corte

- Da Redação
07/02/2025 09h47 - Atualizado há 1 semana
Modelo de Maturidade indica caminhos para a pecuária 5.0
Foto: Divulgação / Embrapa

Na coluna Gestão Robusta desta sexta-feira (7), André Luiz Casagrande destaca que a conectividade tem impulsionado a modernização da pecuária de corte, permitindo a adoção de tecnologias digitais para gestão e automação das fazendas. Segundo Xisto Alves, CEO da JetBov, o acesso à internet possibilita o monitoramento em tempo real e a capacitação da mão de obra, superando barreiras para a digitalização do setor.

De acordo com Alves, a JetBov lançou o Modelo de Maturidade, uma ferramenta estratégica para diagnosticar e direcionar a modernização da gestão nas propriedades rurais. Baseado em dados coletados de mais de 4 mil fazendas, o modelo auxilia pecuaristas a identificar seu nível de desenvolvimento e traçar planos para maior eficiência e competitividade.

O executivo alerta que a maior dificuldade está na disseminação do modelo entre gestores e universidades, mas ressalta que a ferramenta será disponibilizada gratuitamente para uso não comercial. Inspirado no Capability Maturity Model Integration (CMMI), o projeto visa capacitar a nova geração de pecuaristas para os desafios da Pecuária 5.0.

Leia mais na coluna Gestão Robusta. Boa leitura!


Notícias Relacionadas »